As redes sociais ainda geram um bom movimento em casos de adoção e resgate de animais. Sendo assim, fizemos uma lista de vários grupos e páginas em que você pode pedir ajuda (seja com lar temporário, transporte, resgate ou com os custos do resgate, por exemplo), divulgar animais para adoção, perdidos ou achados, procurar um amiguinho para adotar ou oferecer ajuda.

Nos casos dos grupos, você mesmo pode fazer a postagem - alguns grupos escolhem autorizar as postagens antes que elas apareçam, então não se assuste se demorar um pouquinho. Já nas páginas, o indicado é enviar uma mensagem inbox solicitando ajuda na divulgação do seu caso. Tenha paciência, algumas vezes a resposta e a postagem podem levar um tempo (afinal, são todas mantidas com trabalho voluntário e não é sempre que há alguém online para te responder).

Há também alguns sites que ajudam na divulgação, principalmente em casos de animais já resgatados e que estão a espera de um adotante ou em busca de seu tutor, no caso de pets perdidos e encontrados. Cada um tem um sistema diferente de cadastro, e em alguns casos você deve enviar um e-mail com toda a história e fotos para que os donos do site façam a divulgação em seguida.

Em todos os casos, é extremamente importante dar o máximo de informações claras e objetivas (idade aproximada do animal, sexo, condições de saúde, porte, se ele é sociável com outros animais etc), colocar um telefone de contato e, sempre que possível, escolher uma boa foto do pet. Você também pode contar a história do animalzinho para aproximar as pessoas do caso e causar maior comoção, mas tente sempre deixar as informações mais importantes em destaque.

Abaixo segue nossa lista, em ordem alfabética, separada entre sites, páginas de Facebook e grupos de Facebook. Se tiver mais alguma opção a acrescentar, é só nos enviar nos comentários =D

Sites

Páginas do Facebook

Grupos do Facebook