Você resgatou o pet da rua, levou-o ao veterinário, deu todos os cuidados necessários pra que ele ficasse forte e saudável, conseguiu um lar temporário, divulgou para adoção, entrevistou interessados e, finalmente, conseguiu um adotante! E agora?

Agora é a hora de acertar os detalhes com o futuro tutor do seu resgatado. Além de ter feito a entrevista e já conversado um bocado com a nova família do bichinho, é de extrema importância que você faça um termo de adoção para que eles leiam com calma e assinem. O termo de adoção é um documento que dá diretrizes de como o animal deve ser tratado e cobre algumas situações que podem fugir ao nosso controle, como fugas, desistência da adoção ou o aparecimento de doenças.

Informe aos interessados em adotar o bichinho que eles deverão assinar esse termo, anexando também cópias do comprovante de residência, da identidade e do CPF. Você pode enviar o termo de adoção para eles com antecedência, para que possam ler e tirar dúvidas com calma. Também é importante informar ao adotante sobre cuidados básicos com o animalzinho e sobre o princípio da guarda responsável.

De toda forma, a ideia é que o termo seja um documento que faça o ato de adoção ter mais força e seja encarado com toda a seriedade que merece - afinal, é de uma vida que estamos falando, e queremos que essa vidinha continue sendo muito bem tratada e amada! Se o adotante for uma pessoa responsável e disposta a cuidar adequadamente do novo companheiro, não há motivos para ele se negar a assinar!

Nós disponibilizamos um modelo de termo de adoção para você baixar e usar, caso não tenha outro, ou alterar de forma a deixar mais completo e do seu agrado.

Se você tem alguma sugestão para melhorarmos nosso modelo de termo ou quer compartilhar alguma experiência, comente abaixo! Vamos adorar <3